top of page

Aprender sobre a biodiversidade em contato com ela!

  • Foto do escritor: Cátia Dias
    Cátia Dias
  • 21 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de mai.

Você já deve ter lido, ou ouvido, que o Brasil é um país megabiodiverso.

Mas o que isso significa?


A diversidade biológica está para muito além dos animais e das árvores que vemos em um passeio no parque. Quando pensamos em biodiversidade, pensamos nos ecossistemas terrestres e marinhos como um todo.

Pensamos nos microorganismos que mantêm os ciclos naturais funcionando, na variabilidade genética dos seres, nas relações entre as espécies e entre os indivíduos, na diversidade dos ambientes que dão suporte para toda essa vida…

Ser um país megabiodiverso significa que o Brasil, em seus cinco biomas - Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga , Pantanal e Pampa, abriga entre 15% e 20% de toda a diversidade biológica do planeta.



O dia 22 de Maio é o Dia Internacional da Biodiversidade, uma data instituída pela ONU para a conscientização sobre a necessidade de conservação dessa diversidade de formas de vida. Uma das estratégias mais efetivas para a manutenção da biodiversidade é a criação de unidades de conservação, pois nestas áreas geograficamente definidas e com instrumentos legais de gestão, manter as condições de vida das espécies é o foco de ações de preservação in situ.

Dentre as estratégias de conservação estão o desenvolvimento de pesquisas, monitoramento de espécies, fiscalização, atividades de educação ambiental, ecoturismo, turismo de base comunitária, entre outras iniciativas. As atividades de educação ambiental,

principalmente as baseadas em interpretação ambiental, são ferramentas muito potentes

para a sensibilização ambiental, pois promovem a interação das pessoas com os ambientes visitados, gerando experiências significativas que despertam sentimentos transformadores.



Quem já foi impactado pela vista de um pôr-de-sol num lago, pelo som de uma revoada de aves, pelo colorido de um campo florido, pelo sabor único de uma fruta típica colhida do pé, passa a ter uma percepção muito diferente sobre biodiversidade, pois amplia a sua referência e cria memórias afetivas com os ambientes naturais.

Em função desse alinhamento tão importante entre a educação ambiental e as unidades de

conservação, o Projeto Loboguará tem grande alegria em compartilhar que tem uma nova Sala de Aula e ela é uma unidade de Conservação!



Nossa nova Sala de Aula é a RPPN Pró-Mata, gerida pela PUCRS e situada no município de São Francisco de Paula. O Pró-Mata, como é conhecido, é uma das maiores reservas particulares do estado do RS, abriga campos nativos, matas com araucárias e turfeiras, fitofisionomias da Mata Atlântica. Com área acima de 2.000 hectares, infraestrutura para alimentação, pernoites e trilhas interpretativas, tem nos mirantes para o litoral norte um dos seus maiores atrativos cênicos.



A agenda para atividades de grupos pedagógicos com o Projeto Loboguará no RPPN Pró-Mata já está aberta e, com certeza, teremos experiências incríveis com os estudantes em contato com a natureza nesse lugar tão especial!


 
 
 

Comentários


bottom of page